Canal Atlas

Como escolher a tinta perfeita para pintar a sua casa?

Vai pintar a casa? Uma das etapas mais importantes desse processo de reforma é a escolha da tinta. Não por acaso, esse passo é também um dos mais difíceis. Afinal, escolher a tinta certa exige um pouco de experiência em pintura e muitas vezes a gente não tem esse conhecimento prévio. Escolher o produto certo é mais do que escolher apenas a cor que mais vai combinar com aquele ambiente. Alguns cuidados devem ser tomados para um bom resultado e também para evitar dores de cabeça indesejáveis. Por isso, é importante sempre consultar um profissional da área para que tudo saia como o esperado.

Mas se a grana está curta e você mesmo quer colocar a mão na massa, arregaçar as mangas e pintar as paredes do seu lar? Sem problemas. A gente separou algumas dicas valiosas que irão ajudar você na hora de comprar e escolher a tinta ideal para pintar a sua casa. Separe pincéis e rolos e anote aí as dicas:

  • Secos ou molhados: Um dos maiores erros na hora de escolher a tinta é não saber se ela será para ambientes secos ou ambientes molhados. Uma tinta para partes internas da casa como quarto e sala tem uma resistência mais baixa, justamente por não precisar ser resistente à água. Já a tinta usada em banheiros, cozinhas e lavanderias deve ser própria para esses espaços devido à grande umidade. A tinta mais comum, a látex PVA, não serve para áreas molhadas. Nesses casos, prefira a látex acrílica ou a tinta epóxi.
  • A dose certa de brilho: Se você quer um acabamento brilhante na sua parede lembre-se que a superfície deve estar sem grande imperfeições. Buracos de prego, descascados e outros probleminhas vão prejudicar o resultado final da pintura. Por isso, antes de iniciar os trabalhos lixe, remova toda a sujeira e deixe a parede bem lisa e regular. A tinta com acabamento brilhante tem mais resistente, mas em superfície com imperfeições ela irá apenas destacá-las, comprometendo o trabalho final. Em paredes assim, opte por uma tinta fosca ou acetinada.
  • Cada um no seu quadrado: Se você for pintar uma porta de madeira, use sempre tinta para madeira. Já se a pintura for feita em uma janela de metal, escolha a tinta própria para esse material. Cada superfície exige um tipo diferente de tinta e se você não respeitar essa pequena regra o trabalho final será um verdadeiro desastre. Se não usar a tinta certa, terá perdido dinheiro porque vai ser preciso fazer de novo. Vale lembrar que, para um bom acabamento, é preciso escolher também as ferramentas certas: cada tipo de tinta requer um tipo de pincel e rolo. A escolha certa vai dar um toque muito mais profissional à sua pintura.
  • Vamos aos testes: Você foi na loja e escolheu a cor ideal para deixar a sua sala cheia de personalidade e estilo. Chamou o vendedor e comprou vários galões para iniciar os trabalhos de pintura. Mas esqueceu um pequeno e simples detalhe: fazer um teste. A cor pode ser linda no catálogo, mas na hora em que for aplicada na parede da sua sala ela pode não combinar com a iluminação do espaço, com os móveis e tudo mais. Então, antes de sair comprando faça um teste. Compre embalagens pequenas e pinte um quadrado na parede. Aplique duas demãos e deixe secar para só depois decidir se era isso mesmo que você queria. Se gostou, aí é hora de comprar tudo.