Canal Atlas

CONHEÇA OS NÍVEIS DE QUALIDADE DE ACABAMENTO Q1, Q2 E Q3

Você sabia que o que determina o processo de tratamentos de juntas numa montagem de Drywall é o tipo de acabamento solicitado?

Então, observe a importância de entender a necessidade do seu cliente. Quando se está orçando um serviço é invevitável alinhar que tipo de acabamento será feito. 

Hoje em dia é muito falado no tal alto padrão, "meu acabamento é alto padrão", "meus clientes são de alto padrão" mas e na hora de entregar a obra esse alto padrão aparece? Para isso devemos conhecer os três níveis de qualidade de acabamento no tratamento de juntas do Drywall.

Lembrando que temos dois tipos de bordas para emassamento no Drywall, bordas rebaixadas e de topo. Nas bordas rebaixadas, por norma técnica, o emassamento tem que ser feito em 30 cm de largura, quando é borda de topo, não tem rebaixo, por norma técnica tem que ser o dobro, ou seja, 60 cm de largura no emassamento.

QUALIDADE 1 - BÁSICA OU MÍNIMA.

Esse tipo de acabamento é o mínimo entregue, as juntas são emassadas na sequência de aplicação MASSA + FITA + MASSA , o suficiente para cumprir os requisitos de vedação.

O nível de acabamento Q1 é indicado nos casos que o ambiente irá receber um revestimento cerâmico, por exemplo. Caso se opte pela pintura nesse nível de qualidade temos que saber e orientar o cliente que terá a presença de algumas imperfeições, perceptíveis principalmente com a exposição a luz.

Em compensação, é o acabamento com o menor custo.

QUALIDADE 2 - PADRÃO OU INTERMEDIÁRIA.

No acabamento Q2 a entrega acontece com a superfície de junta lisa. Após a aplicação da Q1 totalmente seca, é acrescentada a aplicação de mais uma mão de massa, ficando a seguinte sequência: MASSA + FITA + MASSA + MASSA.

Esse nível de qualidade é o ideal para pintura ou texturas espessas. A pintura fina também pode ser aplicada, não sendo notadas as imperfeições, ao menos não visíveis, mas se recomenda cuidado no lixamento das juntas, principalmente nas juntas de topo. 

QUALIDADE 3 - ESPECIAL OU SUPERIOR

Neste nível o acabamento é de superfície de junta e placa lisa. Possui requisito visual superior, sem qualquer tipo de imperfeição, até mesmo com a incidência de luz intensa. Podendo ter a pintura extermamente fina.

A sequência de aplicação é MASSA + FITA + MASSA + MASSA + IMPRIMAÇÃO (COBERTURA DA PLACA COM ESPESSURA REDUZIDA). Após executar o acabamento do Q2, é aplicada uma camada de massa especial em toda extensão da parede. Promovendo o acabamento fino.

A Atlas possue as espátulas nos tamanhos ideais para cada nível de qualidade de acabamento. Confira:

Ref. AT6455/8 de 8 polegadas/20 cm.

Ideal para a aplicação do primeiro nível de qualidade do emassamento (Q1).

Ref. AT6455/10 de 10 polegadas/25 cm.

Ideal para a aplicação do segundo nível de qualidade do emassamento (Q2).

Ref. AT6455/12 de 12 polegadas/30 cm.

Ideal para a aplicação do terceiro nível de qualidade do emassamento (Q3).

Temos um vídeo de demonstração na prática. Assista agora ;)