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Atlas realiza ação para colaborar com processos de sucessão de clientes e parceiros.

Com “Projeto Sucessores”, empresa quer ajudar sua rede estratégica de negócios a desbravar os desafios de transição de governança, ao mesmo tempo em que busca estreitar relacionamento com gestores da nova geração

De acordo com dados do IBGE, 90% das empresas no Brasil têm perfil familiar. Contudo, um levantamento global da PWC feito em 2018 revela que 44% não têm plano de sucessão e 72,4% não contam com transição definida para cargos de diretoria e gestão. A Atlas, que faz parte das empresas InBetta, referência em ferramentas para pintura, vê a mudança de governança e troca de gerações de seus clientes e parceiros como um ponto importante em sua estratégia de negócios e, por isso, lança a ação “Projeto Sucessores”. 

Com a propriedade de quem segue para a segunda sucessão, onde a terceira geração está sendo preparada para assumir posições de gestão nas empresas InBetta, a Atlas idealizou uma imersão nos temas que mais assombram as empresas, levando-as, muitas vezes a protelar, acelerar ou, nos piores casos, negligenciar o processo.  De 25 a 27 de maio, cerca de 55 executivos do setor de materiais para construção, incluindo fundadores, presidentes e diretores de marcas como Tintas MC, Mundial Prime, Famastil e Krona, entre outras, estarão reunidos em Porto Alegre para ouvir especialistas e compartilhar suas experiências em sucessão.

Um levantamento preliminar mostra que os convidados atuam nas áreas de varejo, atacado nacional, atacado regional, distribuição, materiais para construção e tintas nos estados de São Paulo, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro. Cerca de 72,7% têm faturamento anual de R$ 4,8 milhões a R$ 300 milhões. A mesma porcentagem, 72,7, corresponde aos que estão com o processo de sucessão em curso. Outros 7,3% pretendem iniciar neste ano ou no próximo.

“A sucessão é um grande problema que afeta o segmento de Matcon..."

“A sucessão é um grande problema que afeta o segmento de Matcon. Dados apontam que 75% das empresas familiares encerram suas atividades após o processo. A Atlas é uma companhia com DNA familiar e já passou pelo ciclo de transição mais de uma vez. Por isso, queremos, genuinamente, contribuir para que os negócios de nossos clientes e parceiros estratégicos perpetuem por muitas gerações”, explica Márcio Atz, Diretor geral da Atlas S/A.

Imersão estratégica

 

Para ajudar no desenvolvimento de um conteúdo realmente efetivo sobre sucessão, a Atlas conta com as parcerias de Renata e Werner Bornholdt, especialistas com ampla experiência em governança. Eles farão a mediação de painéis com temas importantes para direcionamento e tomada de decisão, como “Governança, freios que permitem acelerar mais”, “A primeira geração fundou, o que estão fazendo as novas gerações?” e “Convivência e transição entre gerações”.

Sobre as discussões, Renata adianta que “é preciso uma governança corporativa estruturada para que as novas gerações possam ter espaços para se movimentar. A preocupação das famílias empresárias é crescente e é prioridade, pois sabem que é algo essencial para a perpetuidade dos negócios”, diz. Já sobre a iniciativa da Atlas, a especialista completa: “é uma empresa que acredita que a aliança entre família, sociedade e negócios precisa estar protegida e entende que o futuro passa pelo sucesso de seus parceiros de negócios, algo visionário”.

“É preciso uma governança corporativa estruturada para que as novas gerações possam ter espaços para se movimentar..."

Sobre as discussões, Renata adianta que “é preciso uma governança corporativa estruturada para que as novas gerações possam ter espaços para se movimentar. A preocupação das famílias empresárias é crescente e é prioridade, pois sabem que é algo essencial para a perpetuidade dos negócios”, diz. Já sobre a iniciativa da Atlas, a especialista completa: “é uma empresa que acredita que a aliança entre família, sociedade e negócios precisa estar protegida e entende que o futuro passa pelo sucesso de seus parceiros de negócios, algo visionário”.

“o cenário atual das famílias empresárias envolve pandemia, guerra e inflação..."

Werner Bornholdt ressalta que “o cenário atual das famílias empresárias envolve pandemia, guerra e inflação. Os preços estão altos demais, fruto da demanda reprimida, desabastecimento e da busca de realização recorde de lucros a curto prazo. Nesse contexto, as empresas familiares precisam alinhar as convergências e não as divergências”, pondera.

Cenário de desafios

 

A questão econômica é realmente um pilar importante quando se fala de sucessão. Newton Guimarães, Head da Fundação de Dados, estará à frente de dois painéis com temas relacionados: “Cenário Matcon – primeiro trimestre 2022”, e “Desafios do Varejo Contemporâneo”.

"...Tudo indica que, depois da alta nas vendas em materiais de construção em 2020 e 2021, a perspectiva é de crescimento nesta área por mais um ano”

Especialista em estudos sobre consumo de materiais de construção, Newton diz que, em relação aos primeiros três meses do ano serão apresentadas “leituras inéditas que remeterão à capacidade do segmento de materiais de construção de reverter expectativas negativas sobre seu desempenho. Há um grande contingente de obras públicas sendo realizadas devido às eleições, o boom de lançamentos de imóveis começa a se concretizar e, também, o aumento de novos empreendimentos. Tudo indica que, depois da alta nas vendas em materiais de construção em 2020 e 2021, a perspectiva é de crescimento nesta área por mais um ano”, ressalta.

A experiência imersiva da Atlas sobre os caminhos da sucessão será encerrada com um curso de vinhos com o renomado sommelier Maurício Roloff, em Bento Gonçalves, também no Rio Grande do Sul.